Eletrocardiograma

Eletrocardiograma (ECG) é um registro da atividade elétrica do coração.

Os batimentos do coração são originados à partir de estímulos elétricos, que surgem em uma das câmaras cardíacas, denominada átrio direito. O estímulo elétrico gerado neste local passa a percorrer um tecido de condução especializado, que funciona como uma verdadeira “rede elétrica”, e que percorre todas as câmaras cardíacas.

À medida que o estímulo elétrico segue por esta rede, ele atua de modo a produzir as contrações cardíacas. Estas contrações bombeiam o sangue por todo o organismo.

O eletrocardiograma é o exame médico, onde é feito o registro da variação dos potenciais elétricos, gerados pela atividade elétrica do coração. Estes sinais elétricos podem ser detectados na superfície do corpo e registrados através da utilização de um aparelho chamado eletrocardiógrafo.

Muitas vezes, o ECG é chamado de eletrocardiograma de 12 derivações, pois o registro da atividade elétrica cardíaca é obtido em 12 pontos diferentes do corpo.Para que serveUm ECG indica a frequência e o ritmo dos batimentos cardíacos (regular ou irregular). Também indica a posição das câmaras cardíacas, e se existe aumento de uma ou de mais de uma delas. Através do ECG, o médico poderá avaliar o padrão dos sinais elétricos cardíacos, que se alteram em presença de muitas doenças.

Um ECG pode mostrar:

Batimentos e ritmos cardíacos anormais (arritmias cardíacas)

Bloqueios no sistema de condução dos impulsos elétricos do coração (congênitos ou causados por doenças)

Dilatação do músculo cardíaco, devido à hipertensão arterial ou a outras doenças.

Alterações sugestivas de doenças das artérias coronárias, tais como angina ou infarto do miocárdio (ataque cardíaco), com diminuição do fluxo de sangue para as células cardíacas.

Alterações sugestivas de modificações dos eletrólitos do organismo, tais como a elevação ou a diminuição acentuadas das taxas de potássio.

Também pode ajudar a diagnosticar as doenças congênitas do coração e as lesões nas válvulas cardíacas.