Stress

Stress é uma reação física e psicológica normal às sempre crescentes demandas da vida.

Pesquisas demonstram que a maioria das pessoas experimentam desafios estressantes em algum período do ano. Ao observar as causas do stress, lembre que o nosso cérebro é equipado com um sistema de alarme para nossa proteção. Quando o nosso cérebro percebe uma ameaça, ele sinaliza ao nosso corpo para liberar uma quantidade de hormônios para estimular nossa capacidade de resposta. Isso tem sido chamado de resposta “lutar-ou-fugir”. Quando a ameaça desaparece, seu corpo retorna ao estado de relaxamento normal. Infelizmente o ininterrupto stress da vida moderna raramente permite o desligamento do seu sistema de alarme.

Isso explica porque o gerenciamento de stress é tão importante. O gerenciamento de stress lhe proporciona uma variedade de ferramentas para reprogramar seu sistema de alarme. Sem o gerenciamento de stress, quase constantemente seu corpo está sempre em alto nível de alerta. Ao longo do tempo, alto nível de stress conduz a sérios problemas de saúde. Não espere até que o stress tenha um impacto negativo em sua saúde, relacionamentos ou qualidade de vida. Inicie a prática de algumas técnicas de gerenciamento de stress ainda hoje.

O primeiro passo para um alívio de stress bem sucedido é decidir mudar a forma como você convive com stress. O passo seguinte é identificar os gatilhos de suas fontes de stress. Algumas causas de stress são obvias – pressão no trabalho, problemas de relacionamento ou dificuldades financeiras. Mas aborrecimentos e exigências diárias como trânsito, compromissos inesperados ou excesso de trabalho, podem também contribuir para o seu nível de stress. Eventos positivos podem também ser estressantes. Se você casou, mudou de emprego e comprou uma nova casa no mesmo ano, você pode vir a ter um alto nível de stress. Enquanto os eventos negativos são em geral mais estressantes, não deixe de considerar também as mudanças positivas em sua vida.

Uma vez identificados os gatilhos que disparam o seu stress, você pode começar a pensar em estratégias para lidar com eles. Algumas vezes a solução pode ser tão simples como desligar a TV quando o noticiário está muito estressante. Ou, quando você não consegue evitar a situação estressante, buscar meios para reduzir o fator irritante. E não se sinta como se você tivesse que encontrar todas as respostas sozinho. Peça ajuda e apoio de familiares e amigos. Você pode indaga-los sobre que técnicas de alívio de stress têm funcionado bem para eles. E muitas pessoas se beneficiam de práticas diárias de redução de stress, como relaxamento, tai chi, yoga, meditação ou contato com a natureza.

Stress não desaparecerá de sua vida. E gerenciamento de stress não é uma cura de um dia para o outro. Mas com prática, você pode aprender gerir seu nível de stress e aumentar sua habilidade para lidar com os desafios da vida.

Fonte: Mayo Clinic Staff – Adaptação: Legacy Consultoria