Hipertensão

 

Definição

Pressão alta é uma condição comum na qual a força do sangue contra as paredes de sua artéria é suficientemente alta que eventualmente pode causar problemas de saúde, como doenças do coração. A pressão sanguínea é determinada pela quantidade de sangue que seu coração bombeia e a quantidade de resistência ao fluxo de sangue em suas artérias. Quanto mais sangue seu coração bombeia e quanto mais estreito for em suas artérias, maior será a pressão sanguínea. Você pode ter pressão alta (hipertensão) por anos sem nenhum sintoma. Pressão alta sem controle aumenta seu risco de sérios problemas de saúde, incluindo ataque cardíaco e derrames.
Pressão alta geralmente se desenvolve ao longo de muitos anos, e ela pode eventualmente afetar qualquer um. Felizmente, Pressão alta pode ser facilmente detectada. E uma vez que você sabe que tem pressão alta, você pode obter ajudar médica para controlá-la.

Sintomas

A maioria das pessoas com pressão alta não tem sintomas, mesmo se os indicadores de pressão sanguínea alcançar níveis perigosamente altos.
Muito embora algumas pessoas no estado inicial de pressão alta podem ter dores de cabeça, tonturas, esses sinais e sintomas tipicamente não ocorrem até que a pressão alta tenha alcançado um estágio severo, com eventual risco de vida.

Quando consultar um Médico

Você provavelmente terá sua pressão sanguínea medida como parte de uma consulta com seu Médico. Solicite ao seu Médico uma medição de pressão sanguínea pelo menos a cada dois anos iniciando aos 18 anos de idade. Ele ou Ela provavelmente recomendará medições mais frequentes se você já estiver diagnosticado com pressão alta ou outro fator de risco de doença cardiovascular. Crianças com idade acima de 3 anos terão usualmente a pressão sanguínea medida como parte das suas consultas médicas periódicas.

Se você não vai ao médico regularmente, você pode conseguir uma medição de pressão sanguínea grátis em postos de saúde públicos, feiras de equipamentos de saúde ou em outros locais em sua comunidade que oferecem essa facilidade. Você pode também encontrar máquinas instaladas em farmácias que medem pressão sanguínea, mas essas máquinas podem lhe dar medições imprecisas.

Causas

Existem dois tipos de pressão alta:

Hipertensão Primária (essencial)

Para a maioria dos adultos, não existe causa identificável pressão alta. Este tipo de pressão sanguínea, denominado hipertensão primária ou essencial, tende a desenvolver-se gradualmente ao longo dos anos.

Hipertensão secundária.

Algumas pessoas tem pressão alta causada por condição subjacente. Este tipo de pressão alta, chamada hipertensão secundária, tende a aparecer subitamente e causa maior pressão sanguínea do que a hipertensão primária. Várias condições e medicamentos podem levar a hipertensão secundária, incluindo:

Problemas nos rins;
Tumor na glândula adrenal;
Certos defeitos nos vasos sanguíneos que você nasce com eles (congenital);
Certos medicamentos, com anticoncepcionais, descongestionantes, remédios para dor, entre outros.
Drogas ilegais como cocaína e anfetaminas.

Fatores de Risco

Pressão alta tem muitos fatores de riscos incluindo:

Idade, raça, histórico familiar, Peso acima do normal ou obesidade, falta de atividade física, tabagismo, consumo de sal em excesso, ingestão insuficiente de potássio, dieta com pouca vitamina D, ingestão de álcool em excesso, stress e algumas doenças crónicas como colesterol alto, diabetes, doenças dos rins e apneia do sono.
Algumas vezes gravidez também pode contribuir para alta pressão sanguínea.

Fonte: Mayo Clinic Staff – Adaptação: Legacy Consultoria